QUEM SOMOS NÓS

A CONGREGAÇÃO DOS RSV NO BRASIL E NO NORDESTE


Origem

A Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo é uma organização religiosa que nasceu na França em 1845, através da iniciativa de um jovem leigo chamado Jean-Léon Le Prevost, acompanhado de dois companheiros: Clemente Myionnet e Maurício Megnen. Inspirados por Deus, diante da situação de sofrimento em que muita gente se encontrava naquela época. Chama-se de “São Vicente de Paulo” porque Le Prevost tinha uma grande admiração por este homem que foi um exemplo vivo da caridade do evangelho. Constituída por padres e irmãos e associados leigos. Com Devoção à Nossa Senhora da Salete.

Missão e Apostolado

“Enquanto Religiosos de São Vicente de Paulo, temos como missão própria, reconhecida pela Igreja, à evangelização das famílias dos meios populares, especialmente de seus membros mais desfavorecidos, pelas obras de zelo e de misericórdia”. (Constituições 23):

 “Nosso Apostolado realiza-se por obras essencialmente missionárias, organizadas de tal modo que atinjam todos os membros destas famílias laboriosas, da infância até a velhice, respondendo às suas necessidades temporais e espirituais, e ajudando-os a assumir suas responsabilidades nos diversos meios de vida”. (Constituições 26).

Presença no Mundo

Os RSV estão presentes nos seguintes paises: França, Itália, Costa do Mafim, Burkina Fasso, República do Congo, Brasil (Sudeste e Nordeste) e Canadá.

No Brasil

No dia 12 de dezembro de 1957, sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, chega a Marília/SP, a convite do Dom Hugo Bressane de Araújo, Bispo de Marília, o Pe. Renato Dumas, Superior Provincial do Canadá e o Pe. Houdiard, Superior Geral. A finalidade inicial era conhecer possíveis campos de missão: o Educandário (obra destinada a acolher crianças órfãs e carentes), a Paróquia Santa Isabel e sua capela de Salgado Filho.
Os primeiros Religiosos de São Vicente de Paulo chegaram ao Brasil no dia 23 de janeiro de 1958. Eram três irmãos e três padres: Ir. Léger Darveau (Ir. Léo), Ir. Jean-Guy Elliot, Ir. Rolan Vidal, Pe. Emílio Fournier, Pe. Gabriel Fortier e Pe. Gervais Labbé, estabelecendo assim, a Região do Brasil. Foi Erigida a Vice-Província em 1983 e a Província em 1996.

Na Arquidiocese de Natal

Avançando para águas mais profundas, os religiosos de São Vicente de Paulo aportam no Nordeste: em 1984, chegam à Paróquia de Santa Teresina em João Pessoa, com a missão de fundar e assumir os trabalhos com a Pastoral do Menor, anos seguintes; dada às circunstâncias, assume a Paróquia de Santa Teresinha, que veio a ser a posta de entrada dos Religiosos no Nordeste.
Chega à Arquidiocese de Natal no dia 22 de fevereiro de 1986, a convite do Dom Nivaldo Monte e Dom Costa (seu auxiliar), para ajudar na Pastoral Operária, Juventude Operária e Pastoral da Juventude nos Meios Populares (PJMP).
Uma das primeiras congregações a morar na Zona Norte de Natal, sua primeira residência foi na Praça são Vicente de Paulo, bairro muito pobre, junto a linha de trem e território da Paróquia do Pe. Tiago.
Em 1987, com a entrada de jovens vocacionados na Congregação, foi aberto o noviciado no Bairro das Quitas – Natal. Na missa de abertura do noviciado, estiveram presentes o Arcebispo Dom Nivaldo Monte e Dom Costa, tendo como mestre de noviços, o Pe. Guy Fortier s. v.

Paróquia de São Gonçalo - 1988

No ano de 1988 os RSV assumiram a Paróquia de São Gonçalo do Amarante com a seguinte missão: CEBs, Pastoral Operária (com os sindicatos), visita missionárias nas comunidades, PJMP, viver a vida religiosa na inserção com a formação, assumir uma pratica evangelizadora, que visa a libertação dos pobres, a partir da Pastoral de Conjunto, a partir das propostas da CNBB.

Presença atual na Arquidiocese

Há 24 anos atrás, assumimos a Paróquia de São Gonçalo do Amarante, em comunhão e missão, mediante a Pastoral de Conjunto com a Arquidiocese visando formar uma rede de comunidades, com 17 capelas.
Hoje, damos um paço de grande importância para toda a Congregação: 

Pastoral específica dos RSV na Arquidiocese de Natal

1. Seminário São Vicente (Casa de Formação do Juniorato): localizado em São Gonçalo, no Bairro Santa Terezinha, com formação inicial;

2. Espaço Irmãos de São Vicente: esporte, lazer, evangelização de crianças e jovens;

3. Em comunhão com o CM de João Pessoa, assessoramos os diversos níveis de formação da SSVP;

4. Pastoral dos Idosos;

5. Pastoral da Sobriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário